Data
Título
Take
23.7.12

Longa vida para o “aranhiço”!

 

Erradamente apelidado de o quarto filme de Spider-Man, esta versão dirigida por Marc Webb é simplesmente um “reboot”, um regresso às origens do famoso super-herói da Marvel, que já havia sido recontada por Sam Raimi em 2002. Voltando a retratar o “déjà vu” envolto, The Amazing Spider-Man originou imensas reacções negativas acerca do seu conteúdo. Tudo, porque sejamos sinceros, nesta altura do campeonato, um reboot de Spider-Man é algo absolutamente fútil e oportunista (tendo em conta o hype em volta dos The Avengers e a sua coligação Marvel e Disney), mas na realidade os dados vêm mesmo contrariar a tendência e esta nova variação de Webb consegue em vários pontos superiorizar com o grande êxito protagonizado por Tobey Maguire e Kirsten Dunst. Aliás o grande calcanhar de Aquiles desta versão é mesmo o que de comum tem com o filme de Raimi em 2002, a memória do espectador ainda continua muito fresca e sendo assim é normal surgir imensas comparações, se não um eventual clima de déjà vu.

 

 

Todavia The Amazing Spider-Man ganha realmente força é nas escolhas que fez na sua produção e casting, a começar por Andrew Garfield (The Social Network) que consegue recriar um Peter Parker sem doses de esquizofrenia e sim … mais humano, tal adjectivo também faz jus à própria composição do seu alter-ego, ao contrário da trilogia anterior, o Homem-Aranha não é uma espécie de Hérculesmascarado” mas sim um acrobata implacável com a fragilidade de um simples homem. Mary Jane, o par romântico de Peter Parker, que foi interpretado na visão de Sam Raimi por Kirsten Dunst, encontra-se ausente nesta nova aventura, por sua vez encontramos Gwen Stacy (outro interesse amoroso do nosso herói, que esteve limitadamente presente na trilogia anterior pela pele de Bryce Dallas Howard). Emma Stone é então a Stacy, enchendo-o no grande ecrã com o carisma que Dunst nunca conseguiu obter na sua “dama em apuros” e o preenche com uma brilhante química para com Andrew Garfield, os momentos de ternura entre os dois já se encontram entre as sequências mais românticas do ano, recriando um foco amoroso nada tosco e talvez preparado para atingir um pico de climax numa possível futura tragédia (os conhecedores da BD sabem do que estou a falar).

 

 

Rhy Ifans compõe o vilão de serviço, o tão cobiçado pelos fãs, Doutor Lagarto. Possivelmente uma das figuras antagónicas mais populares e relacionadas com o próprio personagem heróico. Enquanto Ifans constrói uma figura trágica e nada mal-intencionada, a caracterização do vilão pode trazer algum desapontamento, principalmente para os mais “ferrenhos” da BD, porém os efeitos visuais são fabulosos e vivaços. O resto do elenco é bem credível e profissional, contando com Martin Sheen há muito não visto, Sally Field e Dennis Leary.

 

 

Ao contrário do que pode pensar, The Amazing Spider-Man mesmo explorando repetidamente as origens do dito super-herói, consegue ascender-se como um “super” interessante blockbuster de Verão, com todo os ingredientes necessários para um par de horas bem passadas. Para além disso, em tempos em que os heróis dos livros aos quadradinhos parecem banalizar-se (cof* The Avengers * cof), a nova fita de Marc Webb não é original mas sentimos uma certa frescura em revisitar tais lugares-comuns. Com um casting escolhido a dedo, um argumento bem escrito e criativo, como também mais credível e mesmo assim com uma fidelidade conservadora para com a matéria-prima, O Fantástico Homem-Aranha não é o fantástico como se adivinhava, mas a verdade é que não anda muito longe disso como entretenimento cinematográfico.

 

“We all have secrets; the ones we keep, and the ones that are kept from us.”

 

Real.: Marc Webb / Int.: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhy Ifans, Dennis Leary, Sally Field, Martin Sheen

 

 

 

O Melhor – um casting muito bem escolhido

O Pior – é mesmo a sensação de voltar a ver tudo de novo

 

Recomendações – Batman Begins (2005), Iron Man (2008), Spider-Man (2002)

 

Ver Também

Spider-Man 2 (2004)

Spider-Man 3 (2007)

7/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 22:01
link do post | comentar | partilhar

3 comentários:
De Ricky Torero a 20 de Agosto de 2012 às 01:59
Gosto de todo os filmes do aranhiço, mas este é especatcular


De Ze a 3 de Novembro de 2012 às 22:29
Não percebo as criticas positivas a este filme. O filme está repleto de falhas, como por exemplo na cena em que anda um lagarto gigante no meio da cidade e ninguem o fotografa ou até mesmo dar o testemunho, pois os jornais esperam por provas. Esta é só uma falha entre muitas, além de algumas partes importantes do filme serem demasiado rápidas.


De Gustavo a 4 de Novembro de 2012 às 14:09
Para mim foi simpelsmente o melhor dos homens aranhas!!


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

Pinhead de regresso! Divu...

Primeiro vislumbre de Joh...

QUOTE #7: Pauline Keal

últ. comentários
Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, póre...
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO