Data
Título
Take
13.4.12

 

O desfecho de um legado litero-cinematografico!

 

Fecha assim, porém não com chave de ouro (poderemos considerar antes prata), a trilogia cinematográfica sueca baseada numa igual equação literária escrita pelo póstumo falecido Stieg Larsson. Enquanto se iniciou as versões norte-americanos sendo a amostra (e que amostra!), estreado recentemente nos nossos cinemas pela mão do indiscutível David Fincher, o sueco Millennium 3 – The Girl Who Kicked the Hornet's Nest se apresenta assim num thriller com ritmo constante que explora inúmeras condições do género passando pelo clima de conspiração “à la Guerra Fria” até fazer paragem pelo filme jurídico.

 

 

Dirigido por Daniel Alfredson (irmão de Tomas Alfredson, realizador do recente Tinker Tailor Soldier Spy), este terceiro Millennium explora intensamente a sua personagem estrelar, Lisbeth Salander desempenhada por Noomi Rapace, analisando o seu passado e presente de forma igual. A actriz que lhe empresta o corpo e alma consegue invocar-nos simpatia numa personagem que nas mãos erradas não conseguiria e fazer dela uma das melhores aparições femininas da sétima arte, prevalecendo a ideia geral de Hollywood, sendo que as mulheres não são apenas damas em apuros, donas de casa ou guerreiras com muito sex appeal.

 

 

Todavia, Millennium 3 não consegue ter o mesmo relance que por exemplo o original Men that Hated Women, que fez deste tipo de produções um dos maiores êxitos a nível nacional, sendo uma continuação directa do segundo filme, sem momentos de introdução aos espectadores "maçaricos" ou mesmo esquecidos, tornando-se confuso e impaciente a nível narrativos. Porém no intermédio da fita, enquanto a intriga está mais que dada e apresentada, The Girl Who Kicked the Hornet's Nest cumpre os seus propósitos e torna-se num panorama policial por vezes emocional e continuo na sua orquestração modelar e no seu tom.

 

 

O argumento escrito por Ulf Ryberg consegue interligar as páginas do livro com o espectáculo cinematográfico em si, mas não invoca toda a riqueza literária do trama de Stieg Larsson.  Mas apesar de tudo, Millennium 3 – The Girl Who Kicked the Hornet's Nest é uma obra obrigatória para quem acompanhou de perto os anteriores, ficando assim uma trilogia recomendada a quem decide descobrir que afinal há mais vida no policial cinematográfico fora das fronteiras de Hollywood. Com os desempenhos de Michael Nyqvist Anders Ahlbom.

 

Real.: Daniel Alfredson / Int.: Noomi Rapace, Michael Nyqvist, Anders Ahlbom

 

 

Ver Também

Millennium 1 - Men Who Hate Women (2009)

Millennium 2 – The Girl Who Played With Fire (2009)

Millennium 1 – The Girl With The Dragon Tatoo (2011)

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 23:57
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Álvaro Nóbrega a 15 de Abril de 2012 às 04:41
Não acompanhei a série sueca por inteiro, até por que só cheguei a assistir ao primeiro filme em 2010, e também por ser um tanto desconfiado quanto a continuações. Mas por saber que não está tão ruim, estou na expectativa por encerrar com os últimos dois filmes. E sinceramente, contanto que Michael Nyqvist tenha mantido o nível já fico feliz, pois quando soube que o Mikael seria interpretado por Daniel Craig na versão Hollywoodiana, cheguei a ficar com náuseas.
Faço esse comentário também para parabenizá-lo pelo blog. Cada vez mais os críticos estão se atendo a obras restritas do “topo da cadeia alimentar” em relação ao mercado. Então deixo essas congratulações por tão bom material vindo de terras lusitanas!


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Den of Thieves (2018)

Agnès Varda trabalha em n...

Versão live-action de Swo...

My French Film Festival, ...

Jean-Pierre Verscheure na...

KINO regressa com a sua 1...

Trailer de Ghostland, o n...

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

últ. comentários
Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, póre...
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO