Data
Título
Take
21.5.11
21.5.11

Special “One”!

 

Afinal o mundo em que vivemos, não é nada mais que uma simples ilusão, um programa de computador criado por máquinas para manter os humanos num estado de sono profundo, como vampiros se tratassem, absorvem as suas energias vitais. Ambiente apocalíptico que muito bem poderia ser retirado de um qualquer filme futurista cyber punk ou da saga Terminator com Arnold Schwarzenegger, se transforma automaticamente num filme de acção de respeito que interliga de forma gloriosa os efeitos visuais com as artes marciais e todos os códigos principais do cinema de acção (principalmente o de Hong Kong), por vezes passando pelo comics e a manga japonesa.

 

 

Todavia se falarmos em Matrix como um sinonimo exclusivo das suas inovações técnicas, então é porque mantivemos desligados em toda a sua narrativa. A fita de 1999, dirigida pela dupla de irmãos, Wachowski, foi um marco na Historia dos efeitos visuais, sim, nisso não vamos negar, o espectador tem o privilégio de assistir slow motions inovadores, efeitos bullet times e uma noção despreocupada perante as leis da física que torna as suas sequências de acção num culto. Mas Matrix é mais que isso, os irmãos combinaram imensos elementos para unificar e dar-nos um argumento fresco, por vezes filosófico, mas acima de tudo inteligente e atento ao seu estilismo.

 

 

Como uma espécie de Alice no País das Maravilhas com injecções de Bruce Lee e da ficção científica mais impossível, a fita se centra na insólita história de Thomas Anderson (Keanu Reeves), um homem que vive uma vida dupla, uma como programador de uma empresa de softwares outra como Neo, um hacker. Porém um dessas vidas irá prevalecer, a outra irá dissipar na mentira que o mantinha.

 

 

Neo se torna assim numa figura messiânica num mundo que não nos capta empatia, foi o papel mais célebre do actor que já havia destacado em Point Break e Speed, obviamente nas bilheteiras e não com elogios dos seus desempenhos. A sua frieza e inexpressividade funciona na perfeição com o seu herói de acção, tornando-o numa imagem mítica na entrada do ano 2000 no cinema, e por breves momentos á alusão a um Jesus em treino, tal como Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne) que mereceram o seu lugar na Historia. Fora do “trio magnífico”, Hugo Weaving, Joe Pantoliano e Gloria Foster se realçam no elenco.

 

 

Matrix é assim, um frenesim tecnocientífico que realça um argumento com certos tiques filosóficos, que por vezes funciona como uma espécie de crítica á própria mecanização do ser humano na sociedade. Longe de uma habitual salada russa, a fita da dupla Wachowski é um despertar de um novo cinema, um tipo de cinema que nunca se tinha visto pós-2000. Mais que sofisticação no ramo dos efeitos especiais, eis o mais excêntrico blockbuster por excelência. Culto imediato!

 

PS – Para além das referências de Alice in Wonderland, Matrix tem algo de The Dark City de Alex Proya, o discreto filme de culto de 1998, o qual ambos os filmes possuem elementos idênticos, desde alguns efeitos visuais até á temática de um mundo farsante. O filme protagonizado por Keanu Reeves foi muitas vezes acusado de plágio em relação á obra de 1998.

 

Real.: Andy Wachowski, Larry Wachowski / Int.: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Gloria Foster, Joe Pantoliano

 

 

Ver também

Dark City (1998)

9/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 23:43
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Agnès Varda trabalha em n...

Versão live-action de Swo...

My French Film Festival, ...

Jean-Pierre Verscheure na...

KINO regressa com a sua 1...

Trailer de Ghostland, o n...

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

últ. comentários
Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, póre...
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO