Data
Título
Take
28.7.07

 

Real.: Gabriele Muccino

Int.: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton

 

 

 

Chris Gardner (Will Smith) é um vendedor que está a viver numa face negra da vida, o dinheiro escasseia, a mulher foi-se embora, deixando ele sozinho com o seu filho (Jaden Smith). E brevemente serão despejados fora de casa. A única esperança é um estágio de 6 meses, que Chris terá que completar e ser escolhido para corretor de bolsa.

È emocionante encontrar um filme tão comovedor como este Em Busca Da Felicidade, actualmente temos sido bombardeados por vários pseudo-romances ou dramas pastelão, que por vezes trazem a nós temas sérios mas são incapazes de motivarmos ou trazer qualquer tipo de emoções, e filmes que realmente a emoção é um ingrediente principal, temas fortes são facilmente digestiveis e perdurados na mente do espectador, esses temas como a homossexualidade em The Brokeback Mountain de Ang Lee, a pobreza em Cinderella Man de Ron Howard (um claro exemplo dessa formula classica), o sacrificio patriotico com The Letters From Iwo Jima e a eutanásia com Million Dollar Baby, ambos de Clint Eastwood, todos os referidos são alguns dos exemplos raros nos dias de hoje como o cinema pode também ser um espectáculo em nível de emoções e de temas que marcam a actualidade. The Pursuit of Happyness está longe do dramalhão do costume que assume como algo piegas e fácil, longe disso, a fita não precisa de ser demasiado complexo para emocionar e o melhor de tudo é que o filme de Gabriele Muccino é um exemplo perfeito de simplicidade, o tema que retrata é da pobreza e a crise social dos EUA, mas igualmente é um hino de boa esperança. 

E talvez seja essa simplicidade o ponto forte do filme, além da excelente interpretação de Will Smith, que já havia mostrado a sua grandeza como actor em Ali (aliás a única coisa boa de um filme desequilibrado de Michael Mann). A escolha do intérprete infantil não foi ao acaso, Jaden Smith, que na verdade é o filho real de Smith, e isso verifica-se na química entre os dois. O pequeno papel de Thandie Newton, a de uma mulher desesperada está muito bem empregue, esta actriz tem vindo a crescer desde a sua calorosa interpretações no galardoado Crash – Colisão de Paul Haggis (2005), mais um filme de temas fortes, desta vez a da xenofobia.

The Pursuit of Happyness é uma grande lição de vida, com toques de independência. Mas pondo a arte á parte; o filme de Gabriele Muccino separa-se drasticamente de muitos outros dramas, mas não chega para o subir a um patamar elevado. Que apesar dos pontos fortes, de ponto vista interpretativo e emotivo, The Pursuit of Happyness - Em Busca Da Felicidade é uma comédia dramática que não faz jus ao melhor do cinema americano devido a um moralismo já muitas vezes comunicado em filmes, mas que caracteriza-se como uma belo obra para toda a família e de tamanho coração. Recomendado.

 

  

7/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 15:43
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Dreamweaver a 29 de Julho de 2007 às 13:36
Deste filme, estava à espera de mais.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Filme romeno conquista 68...

Downsizing (2017)

Joss Whedon fora de Batgi...

Pedro Costa terá novo fil...

Os "restos" de Terrence M...

Anne Hathaway em novo fil...

Rabid terá remake!

Robert Pattinson trabalha...

Ira Sachs filmará em Port...

Den of Thieves contará co...

últ. comentários
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
A Vida Íntima de Sherlock Holmes: 5*Acho o filme e...
Estava convencido que fosse o There Will Be Blood....
Para mim, The Master.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO