Data
Título
Take
28.7.07

 

Real.: Gabriele Muccino

Int.: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton

 

 

 

Chris Gardner (Will Smith) é um vendedor que está a viver numa face negra da vida, o dinheiro escasseia, a mulher foi-se embora, deixando ele sozinho com o seu filho (Jaden Smith). E brevemente serão despejados fora de casa. A única esperança é um estágio de 6 meses, que Chris terá que completar e ser escolhido para corretor de bolsa.

È emocionante encontrar um filme tão comovedor como este Em Busca Da Felicidade, actualmente temos sido bombardeados por vários pseudo-romances ou dramas pastelão, que por vezes trazem a nós temas sérios mas são incapazes de motivarmos ou trazer qualquer tipo de emoções, e filmes que realmente a emoção é um ingrediente principal, temas fortes são facilmente digestiveis e perdurados na mente do espectador, esses temas como a homossexualidade em The Brokeback Mountain de Ang Lee, a pobreza em Cinderella Man de Ron Howard (um claro exemplo dessa formula classica), o sacrificio patriotico com The Letters From Iwo Jima e a eutanásia com Million Dollar Baby, ambos de Clint Eastwood, todos os referidos são alguns dos exemplos raros nos dias de hoje como o cinema pode também ser um espectáculo em nível de emoções e de temas que marcam a actualidade. The Pursuit of Happyness está longe do dramalhão do costume que assume como algo piegas e fácil, longe disso, a fita não precisa de ser demasiado complexo para emocionar e o melhor de tudo é que o filme de Gabriele Muccino é um exemplo perfeito de simplicidade, o tema que retrata é da pobreza e a crise social dos EUA, mas igualmente é um hino de boa esperança. 

E talvez seja essa simplicidade o ponto forte do filme, além da excelente interpretação de Will Smith, que já havia mostrado a sua grandeza como actor em Ali (aliás a única coisa boa de um filme desequilibrado de Michael Mann). A escolha do intérprete infantil não foi ao acaso, Jaden Smith, que na verdade é o filho real de Smith, e isso verifica-se na química entre os dois. O pequeno papel de Thandie Newton, a de uma mulher desesperada está muito bem empregue, esta actriz tem vindo a crescer desde a sua calorosa interpretações no galardoado Crash – Colisão de Paul Haggis (2005), mais um filme de temas fortes, desta vez a da xenofobia.

The Pursuit of Happyness é uma grande lição de vida, com toques de independência. Mas pondo a arte á parte; o filme de Gabriele Muccino separa-se drasticamente de muitos outros dramas, mas não chega para o subir a um patamar elevado. Que apesar dos pontos fortes, de ponto vista interpretativo e emotivo, The Pursuit of Happyness - Em Busca Da Felicidade é uma comédia dramática que não faz jus ao melhor do cinema americano devido a um moralismo já muitas vezes comunicado em filmes, mas que caracteriza-se como uma belo obra para toda a família e de tamanho coração. Recomendado.

 

  

7/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 15:43
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Dreamweaver a 29 de Julho de 2007 às 13:36
Deste filme, estava à espera de mais.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO