Data
Título
Take
14.10.07

 

Real.: Ang Lee

Int.: Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Michelle Williams, Anne Hathaway, Linda Cardellini

 

 

Ennis Del Mar e Jack Twist (Heath Ledger e Jake Gyllenhaal) aceitam um trabalho como pastores, onde terão de estar instalados durante vários meses nas montanhas Brokeback, onde guardarão um rebanho, ilegalmente. Levados ao isolamento, sem terem mais ninguém com quem conviver, Del Mar e Twist começam desde logo a criar laços, que não demorarou muito para converter-se em amor. Depois do trabalho ter dado por terminado e após de viverem alguns meses de paixão, cada um segue a sua vida, casam-se e têm filhos. Depois de alguns anos os dois "cowboys" voltam a encontrar-se, e no preciso momento, o sentimento que parecia encontrar-se algo extinto, reincide como uma chama. Será que o seu amor proibido sobreviverá a tudo?

Primeiro de tudo, um verdadeiro cinéfilo não tem que ser levado pelos preconceitos, caso se isso acontecesse deixávamos escapar um belo filme como o novo de Ang Lee. O Segredo De Brokeback Mountain, o titulo em português, perdura na memoria de muitos espectadores, talvez e infelizmente pelas piores razões do que propriamente pela mestria qualidade da fita. Os mais conservadores chegaram mesmo a aclama-lo de ofensa a um género tão “másculo” como o western, mas talvez o alarido seja maior que os proprios factos. Venho aqui defender com unhas e dentes o filme de Ang Lee, não é por ver uma obra com este conteudo num cinema que está em causa a minha sexualidade, afinal só quem tem duvidas é que pode apelidar o filme “para maricas”, ao contrario disso e tirando fora a recorrente homossexual, estamos perante de uma das obras maiores do ano 2005.

È um romance não holywoodesco com alguns toques asiáticos que renove o seu próprio conceito em fugir aos lugares comuns do género, a narrativa marca passos largos em emoções e sentimentos que se vão desenvolvendo através das personagens, criando as primeiras sequencias em uma experiencia inesquecível com timings perfeitos e estruturalmente lentos. As interpretações estão muito bem elaboradas, principalmente nos dois protagonistas, Heath Ledger que tem vindo a descair, e muito graças ao lixo de The Order (2003), Jake Gyllenhaal cada vez mais a assumir como forte futura estrela e até mesmo Anne Hathaway, dos adolescentes O Diário Da Princesa chega mesmo a surpreender, como também não podíamos deixar de falar de Michelle Williams, sensivel.

O filme é quase ausente de falhas; desde da fotografia ás paisagens naturais retratadas, da banda sonora até ao poder de algumas cenas muito bem filmadas por Ang Lee, cada vez mais um autor da extrema beleza. Lento, gracioso e inseguro, O Segredo De Brokeback Mountain apenas falha por um desequilíbrio narrativo que atinge a segunda parte do filme, sendo de forma cronológica que chega mesmo a prejudicar o de perfeito Ang Lee estava, mas não o suficiente para iludir-nos de que estamos perante uma das mais belas histórias de amor e um dos filmes mais poderosos do cinema americano nos últimos 5 anos. Já deviamos saber que por vezes o cinema tem destas coisas.

9/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 16:55
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO