Data
Título
Take
11.10.07

 

Real.: Renny Harlin

Int.: Stellan Skarsgard, Izabella Scorupco, James D'Arcy

 

 

Padre Merrin (Stellan Skarsgard) perdeu a fé durante a Segunda Grande Guerra, a partir desse momento dedicou-se á arqueologia. Merrin é chamado para investigar uns achados descobertos na África subsariana, o que parece ser a igreja cristã mais antiga que há memoria. Ao chegar ao local depara-se com fenómenos estranhos e bizarros que ameaçam os habitantes da localidade e os medos íntimos de Merrin. Será isto, obra do Diabo? Será que a igreja ancestral esconde segredos que nunca deveriam ter visto a luz do dia.

As coisas não correram lá muito bem na produção da prequela de um dos mais famosos filmes de terror da actualidade, The Exorcist. O realizador inicial, Paul Schrader, responsável pelos argumentos de Raging Bull de Martin Scorsese e City Hall com Al Pacino, não agradou muito aos produtores pela sua versão e visão de o inicio do Exorcista, acusado ser demasiado inteligente e pouco satisfatório em termos de terror para as audiências, a Warner Brother decidiu descarta-lo e no seu lugar Renny Harlin, um realizador apto para filmes de acção, não teve mão de manobra e criou assim uma versão mais frouxa e desgastada, mas mesmo assim era isso que agradava os produtores, sendo a sua vertente mais comercial.

Há uma moral nesta história, cada vez mais as produtoras estão mais interessados em filmes maus que dão dinheiro do que qualquer coisa boa que seja um fracasso de bilheteira, e se forem a observar o tempo do primeiro Exorcista talvez a politica era ligeiramente diferente, onde talvez ainda existia aquele estatuto de autor, que tal como sucedera a William Friedkin, os seus projectos era investidos com influente referencia ao seu proprio nome, como também os cinemas eram considerados poços de culturas invejáveis (claro, com dinheiro á mistura), neste momento não é mais do que uma sala onde exibe filmes que fazem dinheiro aos milhões, satisfazendo a geração fast-food.

Renny Harliné um realizador incapaz de criar um ambiente de medo, mas apto para inserir narrativas rápidas, sustos gastos de estilo e um argumento de digestão fácil e de fraca compreensão, ou seja O Exorcista – O Princípio é puramente comercial, e qualquer ideia de cinema que pode-se tirar partido é nula. Harlin conseguiu o impossível transformou um exorcismo numa vulgar sequencia de acção, pelo menos podemos contar com Stellan Skarsgard com uma interpretação esforçadíssima mas com alguns toques mecânicos, obrigado, sabendo que tem que interpretar mais uma vez o Padre Merrin numa nova versão do mesmo filme, qualquer um entra em depressão artística. Um dos filmes de terror mais reciclados da temporada!

4/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 23:11
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO