Data
Título
Take
9.9.07

 

O terror não tem fim!

 

Seguindo a mesma temática de Ju-On (2000), o inicio de tudo, The Grudge 2 resume-se estruturalmente como um conjunto de histórias, tendo como único elo de ligação uma maldição extrema. Um maligno espírito (ou espíritos) que vive aprisionando numa abandonada casa japonesa, onde as suas paredes funcionam como recordações de um crime hediondo.

 

 

The Grudge 2 é a eventual sequela de um remake norte-americano, que por sua vez é a refilmagem de um filme direct-to-video japonês, curiosamente todos eles dirigidos por Takashi Shimizu que parece de maneira alguma não confiar o seu material para as mãos de outro. Contudo em The Grudge 2, o nosso nipónico deveria sabiamente ter cedido, para que a sua consciência não ficasse abalada por este arrasto que dá lugar a extensos ridículos. 

 

 

Pois bem, parece que nem mesmo o produtor Sam Raimi o conseguiu avisar a tempo de tal feito e o resultado é meramente entediante, tudo porque Shimizu já não é nenhum novato na matéria, nem sequer o encara de maneira refrescante. Devido a isso a "escola feita" do autor é um mero pretexto para este provar o óbvio, os velhos sustos que definiram um cinema de j-horror são agora frutos de chacota, poeirentos e sem o factor surpresa de outros tempos. Depois existe a chamada ocidentalização do enredo, perdendo a essência cultural e mística do franchising, visto que espíritos vingadores tem muito de folclore no Japão. São demasiados as personagens norte-americana num filme ambientado no país do Sol Nascente, e pior, a facilidade com  que é falada o inglês pelos nativos, visto estes serem honrados e ,tal como o americanos em relação aos EUA, severamente patriotas. O caso mais risível é a inserção repentina de uma personagem japonesa anciã, de forma a servir de ferramenta argumentativa à trama, isolada nas florestas nipónicas durante inúmeros anos, mas que nada disso impediu  de falar fluentemente inglês como fosse a sua língua materna.

 

 

Nipónicos em Hollywood a conduzir os seus próprios pesadelos? Já foi evidenciado que não resulta, veja-se por exemplo da ida de Hideo Nakata aos EUA para concretizar o terrível The Ring 2. As regras que foram ditadas nos outros filmes da saga são ignoradas e irritantemente inovadas, trazer-nos assim um típico e mau filme de terror americano que forçadamente tenta invocar o clima de "olhos em bico". Nesse aspecto, deveríamos ter ficado com o tributo dirigido por Takashi Miike ao próprio legado do j-horror em One Missed Call (2003, mas estreado entre nós em 2005). Resumindo e concluindo, The Grudge 2 é uma treta, é o que tenho a dizer!

 

"It followed me here. THEY followed me here!"

 

Real.: Takashi Shimizu / Int.: Sarah Michelle Gellar, Amber Tamblyn, Jennifer Beals, Edison Chen

 

3/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 18:08
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Conheçam a programação do...

Trailer: Suburbicon, Geor...

Valerian and the City of ...

Animação portuguesa no fe...

Trailer: Iceman, um crime...

10 anos de Cinematografic...

Sarah Paulson em sequela ...

Quote #6: André Bazin

Michelle Pfeiffer e Laure...

Morreu John Heard, actor ...

últ. comentários
Mesmo sem dar o feedback merecido (cada vez mais n...
A tua "criatura" ganhou vida e já alcançou uma efe...
Nóbrega, mas Nolan não é Deus, tem o direito de er...
Até entendo o ódio de uns críticos contra Shyamala...
Cinquenta tons de anônimo
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO