Data
Título
Take
14.11.08
14.11.08

Real.: Pierre Morel

Int.: Liam Neeson, Maggie Grace, Famke Janssen, Xander Berkeley

 

 

Quem nunca ouvi falar daquele mito em que uma mãe ao ver o seu filho encarcerado num automóvel, a sua aflição é o bastante para esta conseguir o levantar. Poderá ser muito mais ficção que realidade, mas o verdadeiro significado é que o ser humano consegue até mover montanhas para proteger / salvar os seus queridos. O cinema, principalmente o de Hollywood, transpões desse valor humano para criar dramas arrebatadores ou até mesmo, como é o caso, filmes de acção puro e duros, carregados de adrenalina e muita emoção transmitida pelo espectador. Pierre Morel repete essa premissa pela milésima vez no cinema, tendo como palco de fundo o tráfico humano, mas como vulgarmente se diz “é tudo igual, o cheiro é que é diferente”.

Steven Seagal, Arnold Schwarzenegger e Denzel Washington foram alguns dos inúmeros actores que perseguiram os raptores das suas crias ou adoptivas em filmes de categoria acção com alta taxa de mortalidade (no caso do Schwarzenegger, a coisa foi um pouco levada ao extremo), agora foi a vez de Liam Neeson, um actor que encontrava-se recentemente um pouco apagado da indústria cinematográfica, de reviver a pele de um pai, Bryan, ex-agente secreto, que segue para Paris para recuperar a sua filha de 17 anos que se encontra raptada no âmbito do tráfico humano. Bryan só tem 90 horas para encontra-la iniciando assim uma Busca Implacável, tal o título traduzido.

Trata-se de sobretudo uma aspiração do cinema francês aos grandes blockbusters americanos, quem não se lembra de Commando com Arnold Schwarzenegger, aquela dita aberração da potencialidade militar americana, pois bem, este Taken além de não apresentar um herói de corpo de Hercules ou de muito show de artilharia, capta Liam Neeson que consegue cumprir agradavelmente o seu papel “like-Steven Seagal”, mas ao contrário do infame actor de Duro de Roer (1990), este possui um pouco mais de expressão, nem que seja por um carisma mais acentuado. De resto estamos perante de um filme de puro delírio, cheio de adrenalina, inverosimilhanças agradáveis de se ver e tudo nos conformes para a boa disposição, mesmo que o tema seja triste. Tudo isto deriva a uma premissa simples, banal e previsível até ao último minuto, eis que os “maus da fita” estão condenados após a sua primeira aparição no ecrã. O fundo do comércio humano é apenas mais um pretexto para reutilizar histórias deste género. Apesar de tudo, não encontro motivos para ficar de fora de um entretenimento tão leve e cheio de esperança. Muito superior a qualquer filme protagonizado por Seagal. Um guilty pleasure.

O melhor – A revelação de Neeson como herói de veia Rambo

O pior – pouca psicologia, mais músculo

 

Recomendação – Man on Fire (2003), Commando (1985), Belly and the Beast (2003)

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 22:10
link do post | comentar | partilhar

recentemente

Fantasticos 4 Minutos de ...

DVD / The Darkest Hour

#13) Finding Nemo

Alice por Sassetti

Top 10 - Ridley Scott

DVD / Tower Heist

"I see dead people"

Morreu Bernardo Sassetti

DVD / Sangue do Meu Sangu...

The Avengers (2012)

Lá Fora (2004)

DVD / Sherlock Homes - Ga...

últ. comentários
szuggesztív narrációvak, hatásos lassításokkal, be...
Such as AOL does not support the S2 still got to s...
I want to encourage that you continue your great j...
oing this article; perhaps not. However I believe ...
I come across a blog that's both informative and e...
Um site muito interessante. Wow , as imagens são l...
Incisive Edge Business Coaching is Sales consultin...
pesquisar
 
sobre mim
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Fraco
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Medíocre
2/10 - Mau
1/10 - Péssimo
0/10 - Nulidade
arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


stats counter
HTML Hit Counter
counter
AddThis Social Bookmark Button
links
mais comentados
subscrever feeds
blogs SAPO