Data
Título
Take
29.8.07

 

Real.: Michael Bay

Int.: Ewan McGregor, Scarlett Johansson, Sean Bean, Djimon Hounsoun, Michael Clarke Duncan, Steve Buscemi

 

Lincolin Six-Echo (Ewan McGregor) é habitante de uma espécie de cidade artificial, que é o ultimo recurso da protecção da raça humana num futuro próximo, a única distracção dos habitantes deste habitat controlado é um tipo de sorteio que dá a possibilidade de irem para A Ilha, que segundo se diz o ultimo lugar paradisíaco intacto na Terra. Mas quando Lincolin descobre a verdade por detrás do sorteio, decide fugir, levando com ele, Jordan Two-Delta (Scarlett Johansson), a sua melhor amiga. A realidade encontrada é tenebrosa, todo o mundo que haviam conhecido não passava mais do que uma fachada, é que eles são clones de milionários que pagaram fortunas para ter uma fonte de órgãos 100% segura.

A clonagem foi desde sempre algo apetecivel para o cinema de ficção cientifica, esta nova fita´não foge á regra, construido por meios industriais, uma boa camada de ficção "neon", enriquecida com pormenores bem compostos. Sendo um espectáculo de adrenalina explosiva, visualmente, The Island é um sucesso no que remete a sua abordagem tematica, assim por assim, trocada por "miudos", isto até á primeira parte. O seu grande defeito está num realizador nato para cenas de acção e pirotecnia e quando cabe a si trazer a carga dramática nas personagens, o qual parece necessario para a trama, este torna-se inapto recorrendo ás suas "habituais" manipulações visuais e auditivas. Como se pode verificar na segunda metade do filme, em que o casal foge da sua antiga "casa", deparamos com um registo de “saltar as testeronas”, muita pirotecnia, muita piruetas, muitos acidentes, tiros e explosões é o que marcam no último tempo até á ultima pauta, fazendo esvaziar uma premissa interessante com um tema controverso e actual. The Island se torna numa obra demasiado enganadora, assume-se como um filme de ficção científica e instantaneamente muda de género como estivesse a mudar de “camisola”.

Talvez o “real” trunfo deste filme seja as interpretações, uma delas de uma actriz em ascensão; Scarlett Johansson, que revelou-se em Lost In Translation de Sofia Coppola (2003), que vê a sua carreira a crescer instantaneamente, percorrendo um número variado de projectos, agora explorando o dito cinema "blockbuster", quanto a Ewan McGregor, veio a verificar-se a sua subtileza no papel encarregue, como se pode observar na cena onde McGregor contracena consigo próprio como clone e criador, dando uma sólida prestação. Ao contrario da sua parceira romantica, McGregor já se encontra habituado a este tipo de produções, na ambiciosa segunda trilogia de Star Wars de George Lucas, onde desempenha o celebre papel de Obi-Wan Kenobi.

A Ilha, como titulo em português, não é um mau filme, como entretenimento cumpre bem as suas funções e aliás é o melhor exemplo de cinema de Michael Bay, que havia cumprido o melhor desde Armageddon e O Rochedo, todavia não pensem que esta informação queira dizer muito da qualidade da fita, mas pelo menos podem pensar como seria se fosse realizado por outro realizador competente, por exemplo um James Cameron (embora Steven Spielberg ou George Lucas fosse sonhar muito alto). Por enquanto é um divertimento recomendado.

 

 

7/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 14:12
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Ricky Torero a 26 de Setembro de 2010 às 13:20
Julgava que era uma banhada pelos os que os outros diziam, mas não, achei um excitante filme de acção com uma historia actual e bem escrita. Adorei


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO