Data
Título
Take
18.8.07

 

Real.: Steven Spielberg

Int.: Tom Cruise, Justin Chatwin, Dakota Fanning, Tim Robbins

 

 

Ray (Tom Cruise) é o que devíamos prenunciar como um pai mais que imperfeito. Despreocupado, pouco serio e divorciado, Ray tem dois filhos; um jovem adolescente (Justin Chatwin) e Rachel, a sua filha mais nova (Dakota Fanning) que estão instalados em sua casa naquele fim-de-semana. Quando estranhas trovoadas surgem, e na superfície do solo erguem tripods extraterrestres que ameaçam o planeta, Ray terá que proteger a todo o custo, o que resta da sua família.

Antes de mais, War of the Worlds não bebe da mesma agua que o pipoqueiro ID4 – Independecnce Day, o filme de Spielberg é uma adaptação livre da obra de H.G.Wells (com o mesmo titulo), que nos dá um relato arrepiante do que poderia ter sido se a Terra fosse atacada por seres alienígenas tecnologicamente mais avançados que o Homem, (tal texto conseguiu aterrorizar os EUA com uma inequivoca narração pde Orson Welles por via radio). E na comparação com o filme de Roland Emmerich, A Guerra Dos Mundos não contêm qualquer adição do cinema pipoca adolescente que o ultimo possui, não é de estranhar que não exista heróis, presidentes solidários e rambos de ultima hora, contra-ataques por parte dos humanos, diálogos absurdos e uma leve dramatização a roçar o bacocismo, e é nesse caso que é correcto afirmar que a Guerra Dos Mundos de Steven Spielberg é um anti-blockbuster, é mais do que um simples espectáculo á la Michael Bay, é uma incursão de um tema ficcionario ambientado num mundo pós 11 de Setembro e alusão a essa data historica e intemporal, eleva os vulgares filmes de aliens a um patamar superior, a um lugar desconhecido para o género, mas sempre com os "olhos" postos na traumatização do mundo após o incidente do decimo primeiro dia do mês de Setembro.

È a primeira vez na carreira de Spielberg que vemos mortíferos e malfeitores extraterrestres ao contrario dos habituais estereotipo criado pelo realizador (E.T – O Extraterrestre, Os Encontros Imediatos De Terceiro Grau e nas cenas finais de A.I- Inteligência Artificial). È de esperar que com Spielberg venha as mais avançadas tecnologias no campo dos efeitos especiais e sonoros, criando algumas das mais espectaculares imagens de destruição ao mesmo tempo credíveis e assustadoras, e talvez seja esse o melhor adjectivo para película, a visão de Spielberg dum ataque alienígena é assustadora, arrepiante e realista.

Tom Cruise, apesar da sua reputação nos tablóides, tem uma interpretação acima da média facultando uma caracterização sólida de um homem imperfeito como pai, completando-se com Dakota Fanning, apresentando uma química entre ambos. Esta “menina-prodígio” tem aqui a sua melhor interpretação da sua pequena e jovem carreira e talvez o desempenho do filme (a de uma criança na casa dos 10 a 13 anos).

Estamos perante um filme negro de Spielberg, o mais desde Minority Report e Lista De Schindler. Na verdade foi preciso um realizador mais que experiente para conseguir criar um blockbuster que é ao mesmo tempo um pequeno pedaço do cinema. E que apesar das “gafes” apresentadas no filme, nada de grave que tire o brilhantismo desta visão que só o mestre realizador consegue-nos dar. Um exercicio de horror e panico feito com mestria.

 

 

9/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 21:55
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Filme romeno conquista 68...

Downsizing (2017)

Joss Whedon fora de Batgi...

Pedro Costa terá novo fil...

Os "restos" de Terrence M...

Anne Hathaway em novo fil...

Rabid terá remake!

Robert Pattinson trabalha...

Ira Sachs filmará em Port...

Den of Thieves contará co...

últ. comentários
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
A Vida Íntima de Sherlock Holmes: 5*Acho o filme e...
Estava convencido que fosse o There Will Be Blood....
Para mim, The Master.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO