Data
Título
Take
8.8.07

 

Real.: Antoine Fuqua

Int.: Clive Owen, Keira Knightley, Ioan Gruffudd, Stellan Skarsgard

 

 

 

Com a Grã-Bretanha ameaçada pelas invasões barbaras dos Saxões. Rei Arthur (Clive Owen) e o seu pequeno exército intitulado de os Cavaleiros Da Távola Redonda juram proteger a sua terra em troca das suas liberdade. Porém a missão será mais arriscada e dificil do que aquilo que julgavam.

Antoine Fuqua, realizador de The Training Day (o filme que valeu o segundo Óscar a Denzel Washington) e do reciclável, previsivel mas divertido Tears Of Sun, traz até nós aquele que poderá muito bem ser um dos mais controversos filmes da sua filmografia, isso tudo devido á ousadia dos produtores em desmistificar a lenda do Rei Arthur, dando o "braço" ás teorias historicas da existencia de uma figura real e abandonando por completo o mito.  Neste conto realista não existem espadas cravadas em pedras, senhoras do lago, mesa de tábua redonda nem nada mais de fantasioso. O que encontramos é um Arthur realista num ambiente muito Bristish que luta contra as invasões bárbaras da Grã-Bretanha e com inúmeras missões na sua lista. Á primeira vista o filme não possui nada de extraordinario, aliás são muito os defeitos que fazem esta obra não ser incluindo na lista dos melhores do ano (aliás ninguém julgava de andar lá perto, mas épicos criam sempre esse tipo de expectativas). Personagens descartáveis, presenças quase nulas, falta de desenvolvimento e de química são algumas das caracteristicas que cortam á partida qualquer crescimento da obra para niveis dramaticamente mais consistentes.

O que King Arthur acerta realmente o alvo é na escolha dos actores; Clive Owen que tem vindo cada vez mais a ser uma revelação, tem aqui a sua grande hipótese de protagonismo ainda assim com alguma inexpressividade dada á personagem, Keira Knightley numa “valente” composição de uma selvagem e Stellan Skarsgard com uma boa interpretação de vilão, ainda que muito estereotipizado, sendo Ioan Gruffudd como Lancelot a personagem menos desenvolvida e ofensivamente quase decorativa.

Contudo existe inúmeras referências ao mito de Arthur que deliciarão os mais aficionados á lenda ou historias desta era pseudo-magica, mas tudo passa ao lado sem grande dramatização ou destaque. Por enquanto, Rei Arthur é a obra mais fraca de Fuqua, que apenas funcionará como uma fita de acção ambientando na antiguidade do que um épico de grande fôlego, e é por isso, o porquê que Rei Arthur consegue entreter com o seu facilismo. Apesar dos seus defeitos, Rei Arthur consegue funcionar como um entretenimento de qualidade, mesmo estando longe dos verdadeiros épicos como Gladiator, Ben-Hur, Spartacus ou mesmo do recente e light Troy de Wolfgang Peterson.

 

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 16:49
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO