Data
Título
Take
14.4.08

 

Real.: Kerry Conran

Int.: Jude Law, Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie, Giovanni Ribisi, Laurence Olivier

 

 

Em proporcionalidade de tempo, estamos a assistir uma evolução apressada das técnicas de cinema em destaque nas tecnologias, relembro que foram precisos cerca de trinta anos para que surgisse o primeiro filme sonoro (Jazz Singer -1929) e os mesmos para o primeiro verdadeiramente a cores. Neste momento os avanços tecnológicos são como meras ferramentas de uma utilidade que cada vez mais dependentes, que nos garantem uma visão mais arrojada daquilo que um filme poderá tornar-se, foi com isso que surgiram os CGI que depressa substituíram os desenhos e montagens plásticas na recriação de efeitos, cenários e na composição de criaturas fantásticas (King Kong como exemplo). E é com esses CGI que a experimentalidade de Sky Captain And The World Of Tomorrow em descartar cenários e actores em nome dos avanços cinematográficos (e do entretenimento) ganha todo o sentido.

Recortando referências da cultura da ficção científica dos anos 30 (Super-Homem e King Kong, são alguns dos exemplos), Sky Captain And The World Of Tomorrow centra-se na história de uma jornalista, Polly Perkins (Gwyneth Paltrow) que investiga uma ameaça global que envolve um misterioso homem de nome Totenkopf (Laurence Olivier, actor falecido ressuscitado através do uso de montagem), que rapta 11 dos mais prestigiados cientistas das mais variadas áreas com o intuito de levar a cabo um plano que inclui a destruição do planeta Terra, nisso surge JosephSky Captain” Sulivan (Jude Law), um herói aéreo que tem como missão abortar os temíveis planos do referido.

Trata-se de um simpático filme de aventuras que vale pela química entre Gwyneth Paltrow e Jude Law que formam um par hilariante que enche a jornada de momentos de pura comédia romântica e já sem falar em Angelina Jolie que só a sua presença chega para abranger mais de 1000 planos. Quanto á trama propriamente dita, o amontoado de referências fazem deste blockbuster um avanço técnico do futuro que abraça o passado através das ditas referências aos 30 de ficção científica alternativa, que conseguem cativar o espectador mais velho e nostálgico, mas pouco têm para seduzir o mais prematuro. Com uma argumento bem sucedido, escrito e sempre divertido às ordens de um ecrã verde que nos leva aos mais remotos lugares da Terra (virtualmente), Sky Captain And The World Of Tomorrow perde-se por entre a estética que não consegue ter a versatilidade que devia, porque até certo ponto, tudo soa a falso e sentimos a saudade de algo mais puro, a certeza de um actor de carne e osso e a brilhantina das paisagens naturais substituídas por uma “triste” fotografia de tons azulados. Uma aventura simpática, mas sem chama, mas mesmo assim um ponto na historia do cinema.

O melhor – A química entre Paltrow e Law, as referências de um filme dos anos 30

O pior –a plasticidade 

 

-

"Sky Captain..." - 5 estrelas. "Apesar da inovação, em termos de imagem, segue uma narrativa frágil, sem pernas para andar durante todo o filme. Talvez fosse um filme para a tecnologia das "3 dimensões", onde iria claramente ganhar muito mais pontos a seu favor."Ante-Cinema

-

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 17:37
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO