Data
Título
Take
8.8.07

 

Real.: Martin Scorsese

Int.: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Vera Farmiga, Alec Baldwin

 

 

 

Em Boston, a policia federal encontra-se em guerra com o crime organizado, Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), é um policia infiltrado no seio dos negócios obscuros do criminoso Frank Costello (Jack Nicholson) com tentativa de apanha-lo em flagrante nos seus actos indignos, mas o senão é que Costello também tem um dos seus infiltrado no departamento da policia que o avisa de todos os movimentos contra si.

Em 2002, discretamente surgiu Infernal Affairs (com titulo traduzido de Infiltrados) que conquistou lugar na cinéfila de culto mais atenta. Até aos dias de hoje Infernal Affairs continua a ser um dos mais bem sucedidos e originais produtos made in Hong Kong, que veio-se confirmar com a produção de mais duas sequelas, com tanto ou mesmo impacto como o original. Era de esperar que Hollywood não iria deixar para trás um projecto tão ambicioso e com tão êxito sem ser readaptado. Sendo um projecto violento, os produtores contrataram para a realização um peso pesado da cinematografia norte-americana; nada mais nada menos que o lendário Martin Scorsese.

Antes de mais, The Departed é o maior sucesso comercial de Scorsese, atingindo uma relação de sucesso e critica acima do normal, e o que era um simples objecto de entretenimento, torna-se, nas mãos de Scorsese, uma pequena obra-prima do cinema moderno e citadino. O guião é dado, as personagens apresentadas, a intriga feita e a Scorsese a liberdade que deseja para converter neste remake um objecto de culto, convertendo os elementos asiaticos que tão simbioticamente se adaptam ao "selvagem" ambiente de Boston, de facto que estamos perante numa obra maior do cinema crime.

O seu ar é despreocupado, pouco impressionista e a violência ditamente gratuita é glorificada tal como Scorsese consegue fazer. A banda sonora, as interpretações, o argumento tudo está acima da média. Quanto á segunda, Jack Nicholson tem uma interpretação, injustamente não cotada nas nomeações do Óscar, tendo a melhor interpretação da película; Leonardo DiCaprio um amadurecimento e um esforço de fugir a sua limitação física para os papeis, um insólito carácter em Mark Wahlberg e um Matt Damon competente, mas não impressionante, sonhando cada vez mais com Jason Bourne, Vera Farmiga está destacavel dos demais. São estas as interpretações que fazem diferenciar a do original, porque nesta nova versão estas são superlativas (sem querer ofender os actores asiáticos de Infernal Affairs).

The Departed é um filme quase perfeito de Scorsese, um objecto que nos faz relembrar a glória dos seus melhores projectos (Táxi Driver, Casino). Um thriller onde o factor humano é mais importante que o factor da bala e capaz de fazer-nos acreditar que um remake não tem que ser inferior, esta versãoé puro cinema de Scorsese, pena que os asiaticos conseguem um maior esplendor visual, mas não é por isso que este não seja um filme a não perder!

  

9/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 16:45
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Joao M. a 18 de Março de 2008 às 00:22
ten partes sekantes mas é bom.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Poirot não descansa! Avan...

Ghost Dog terá sequela!

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO