Data
Título
Take
25.7.07

 

Real.: Gore Verbinski

Int.: Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Geoffrey Rush

 

 

 

 

A tripulação do sinistro navio Pérola Negra encontra-se amaldiçoada, sob a luz do luar se convertem em esqueletos andantes e não possuem a capacidade de sentir e morrer, a única forma de quebrar a maldição é recuperar uma moeda asteca pertencente a um tesouro encontrada por essa mesma tripulação, que se encontra como amuleto no pescoço de Elizabeth Swann (Keira Knightley), filha do governador da ilha Port Royal. Com a ajuda do malicioso pirata Jack Sparrow (Johnny Depp), Will Turner (Orlando Bloom) segue rumo por mares nunca antes navegados em busca de Mrs. Swann que fora raptada pelos piratas do Pérola Negra.

 

 

Produzido como um blockbuster arriscado; um género de filmes quase extinto e com má fama que são os de piratas (culpa de Cutthroat de Renny Harlin em 1995), uma obra baseada num parque de diversões da Disney e um realizador pouco inspirado, o resultado era inevitável ao fracasso, mas foi por isso que Piratas Das Caraíbas virou surpresa. O filme está a anos de luz da fita da treta que era de esperar e o sucesso foi surpreendente, sendo o terceiro filme com maior êxito do ano 2003, apenas superado por o terceiro capitulo de The Lord of the Rings e Finding Nemo da Pixar.

Primeiro de tudo, Gore Verbinski traz até nós uma lufada de ar fresco no género e uma realização segura e cativante, os efeitos especiais são bem sucedidos, mas um pouco caricaturais, talvez fosse o facto de o filme ser produzido pela Disney e a tentativa de abranger o maior número de idades é o seu maior objectivo resultando num filme de categoria familiar. Contudo os efeitos especiais e a novidade são pequenos factores comparando com a verdadeira causa de sucesso deste filme, os seus protagonistas, mais concretamente em Johnny Depp e todo o seu humor e peripécias que conseguem arrancar risos puros ao espectador mais exigente, a soberania da sua interpretação custou-lhe uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor, tendo em conta a categoria do filme e do desempenho diria antes que é uam surpresa por parte da Academia. Outro carismático protagonista é Keira Knightley, a revelação do filme, esta actriz inglesa viu-se como uma estrela muito devido a The Pirates of Caribbean, o qual abriu-lhe portas para um maior numero de outras grandes produções. Keira tem um desempenho óptimo como "anti-lady em apuros" e agressiva, dado uma sólida personagem que é essa Elziabeth Swan. Essa solidez é o que falta em Orlando Bloom, a sua personagem é muito estereotipa que apesar de alguns momentos nunca consegue ser totalmente interessante, sendo uma tentativa emboscada de se tornar num herói de acção, já que na trilogia The Lord of the Rings ficou bem discreto em segundo plano.

O humor é a palavra-chave para o sucesso do filme, encontrando assim um equilíbrio com a acção e com a tensão assim gerada, nunca cai em exageros nem em demasia que possa prejudicar a catalogalização de género da fita. Assim resume-se que este Piratas Das Caraíbas: A Maldição Da Pérola Negra não ofende, não envergonha e é um entretenimento por excelência, um dos filmes mais divertidos do novo milénio e a maneira mais saudável de reconciliar com um género tão mal tratado, a partir daqui há muitos espectadores que voltaram aos seus "sonhos molhados" em navegar pelos sete mares e utilizar uma pala no olho.

 

 

 

8/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 16:06
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Poirot não descansa! Avan...

Ghost Dog terá sequela!

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO