Real.: Shawn Levy
Int.: Ben Stiller, Robin Williams, Carla Gugino, Owen Wilson, Steve Coogan, Ricky Gervais, Dick Van Dyke, Mickey Rooney
Para poder passar mais tempo com o seu filho, Larry Daley (Ben Stiller), um pai divorciado e sem emprego, aceita o cargo de segurança nocturno no Museu De Historia Natural. Mas durante os seus turnos algo inexplicável acontece, durante a noite todos os artefactos históricos do museu ganham vida.
Quando falamos em filmes familiares, qualquer um associa aos Estúdios Disney, mas À Noite No Museu foge á regra, sendo produzido pela 20th Century Fox. Shawn Levy, um realizador experiente em matéria de comédias destinadas á família em geral, tais como Cheap By Dozen, apresenta aqui uma ideia inovadora de fazer lembrar obras como Time bandits e um dos filmes da minha infância, Jumanji. Com ele veio um leque de comediantes de fazer inveja a qualquer outro filme do genero; Ben Stiller, Robin Williams, Owen Wilson, Steven Coogan, Ricky Gervais e os veteranos Mickey Rooney e Dick Van Dyke.
À Noite No Museu inicia banalmente com a história de um pai tentando reconciliar o tempo perdido com o filho, inciando como algo banal. O resto é pura sucessão de gags poucos usuais e um catalogo enorme de efeitos visuais que resultam numa jornada parodica e virtual ás inumeras figuras historica. Felizmente esta comédia não precisa de recorrer a acidentes ou algo do género para obter o seu auge da graça.
Ben Stiller tem uma representação igual a tantas as outras, este actor durante a sua carreira sempre esteve no bom (The Royal Tenenbaums), no razoável (Um Sogro Do Pior) e no pior (Inveja), desta vez o papel foi bem escolhido e não sendo brilhante acabamos de perdoa-lo por varias banhadas que sempre estivera na sua carreira, aliás podemos afirmar o que compensa realmente na visualização deste filme são os outros actores, que ofuscam o nosso amigo Stiller em diferentes angulos. Steve Coogan está imperdível no papel de um general romano, actor destacado em 24th Hour Party e redescoberto no infeliz Á Volta Ao Mundo Em 80 Dias, é uma das mais sucedidas aquisições da fita, por outro lado Owen Wilson volta a não deslumbrar porque o seu papel de cowboy foi visto milhares de vezes, assemelhar com o seu papel em Shangai Noon e Robin Williams, apesar de possuir uma presença algo carismática e nostalgica neste tipo de produções, não consegue se destacar dos demais.
Resumidamente; Á Noite No Museu é um típico filme de Natal, as interpretações não chegam a ser superlativas, os efeitos especiais são bem conseguidos e ambientados por aquela epilepsia que só o Natal nos pode oferecer. O filme de Shawn Levy é a melhor forma de reconciliação com o cinema familiar.
Cinebloggers Awards - Vencedores 10/11
Cinebloggers Awards - Vencedores 09/10
Cinebloggers Awards - Vencedores 08/09
Cinebloggers Awards - Vencedores 07/08
Arquivo de Criticas
Outras Categorias
25 Essenciais da Decada de 2000-2009
Desafios
Meus blogs de cinema predilectos, Os
Sites de Cinema
Mais Blogs de Que Se Fala Cinema
Novidades Cinema // Movie News