Data
Título
Take
12.12.13

O acidente dramático!

 

Agora em modo Wikipédia: Jayne Mansfield foi uma sex symbol dos anos 50 e 60, não só pela sua ousada aparição na revista Playboy em 1955 mas pelas suas sensuais presenças no grande ecrã, sendo inclusive a protagonista do primeiro nu de Hollywood, em Promises! Promises! de King Donovan. Não era provavelmente a melhor das actrizes do seu tempo mas o sex appeal que emanava arrancava suspiros ao público masculino e a criação das suas fantasias. Contudo a imagem de Mansfield estabeleceu como imaculada em consequência da sua precoce morte, um acidente rodoviário que a vitimou por instantâneo, tinha somente 34 anos. A viatura onde a diva se encontrava é nos dias de hoje uma peça de museu, atracção visitada constantemente por milhares de pessoas como uma feira ambulante se tratasse. E são esses mesmos destroços que metaforicamente servem de argumento para este novo filme do actor e ocasionalmente realizador Billy Bob Thornton (Sling Blade), Jayne Mansfield’s Car.



 

O que tem em comum o acidente com o filme? É que ambos são autênticos desastres; o primeiro é um trágico infortúnio relembrado com tristeza por milhares e o segundo, um desastre dramático em forma de longa-metragem que decerto não será lembrado. O que deparamos nesta novela banal, tão “mexicana” que esses mesmos formatos televisivos, é um conjunto de personagens que pouco ou nada desenvolvem na trama, para além de estereotipadas, situações mais que demasiadas abordadas da maneira mais leve possível e o mais grave; um descomunal desbarato de um elenco de prestígio. 

 

 

Entende-se que o filme escrito por Billy Bob Thornton e Tom Epperson seja uma incursão trágico-cómica de muitas das questões sociais que marcaram os EUA em plenos finais dos anos 60, usando o acidente de Mansfield como um reflexo dessa sociedade decadente ligada ao passado e sem tolerância para os novos tempos que são gradualmente profetizados. Porém, de cómico, apenas o involuntário, as sequências de suposto intenso dramático que se revelam em "arrancadas" caricaturas novelescas. Ou seja, para o espectador é rir ou sentir-se embaraçoso ao ver inúmeros actores de renome a sujeitarem-se a papéis tão elementares e risíveis e o enredo que se arrasta numa colecção de lugares-comuns da ênfase drámatica.

 

 

 

Em suma: se ambicioso, Jayne Mansfield's Car é pleno, mas falta-lhe uma execução exacta da intriga e dos seus personagens para resultar. É triste ver Billy Bob Thornton a vender-se ao telefilme sem fundamento de ser, e ainda ao mais assistir tamanho desperdício de recursos. Um autêntico acidente cinematográfico!

 

Real.: Billy Bob Thornton / Int.: Billy Bob Thornton, Robert Duvall, John Hurt, Tippi Hedren, Kevin Bacon, Ray Stevenson, Robert Patrick, Frances O’Connor, Katherine LaNasa



3/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 10:15
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Morreu Michael Nyqvist, a...

Transformers: The Last Kn...

Edgar Wright afirma que v...

«The Conjuring» terá um t...

O Contabilista tem tudo p...

Trailer: Le Fidèle, roman...

Colo, de Teresa Villaverd...

Conheçam os vencedores do...

Tommy Lee Jones no novo f...

Trailer: Battle of the Se...

últ. comentários
...e nem sequer incluem uma música dos Linkin Park...
Ben Kingsley é o Rei dos Sotaques, juntamente com ...
A resposta é Michael Keaton e Christian Bale. Desc...
Eu percebo que o Pátio das Cantigas foi uma coisa ...
Não se vêem muitos destes. Em anos que não se viu ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO