Data
Título
Take
12.12.13

O acidente dramático!

 

Agora em modo Wikipédia: Jayne Mansfield foi uma sex symbol dos anos 50 e 60, não só pela sua ousada aparição na revista Playboy em 1955 mas pelas suas sensuais presenças no grande ecrã, sendo inclusive a protagonista do primeiro nu de Hollywood, em Promises! Promises! de King Donovan. Não era provavelmente a melhor das actrizes do seu tempo mas o sex appeal que emanava arrancava suspiros ao público masculino e a criação das suas fantasias. Contudo a imagem de Mansfield estabeleceu como imaculada em consequência da sua precoce morte, um acidente rodoviário que a vitimou por instantâneo, tinha somente 34 anos. A viatura onde a diva se encontrava é nos dias de hoje uma peça de museu, atracção visitada constantemente por milhares de pessoas como uma feira ambulante se tratasse. E são esses mesmos destroços que metaforicamente servem de argumento para este novo filme do actor e ocasionalmente realizador Billy Bob Thornton (Sling Blade), Jayne Mansfield’s Car.



 

O que tem em comum o acidente com o filme? É que ambos são autênticos desastres; o primeiro é um trágico infortúnio relembrado com tristeza por milhares e o segundo, um desastre dramático em forma de longa-metragem que decerto não será lembrado. O que deparamos nesta novela banal, tão “mexicana” que esses mesmos formatos televisivos, é um conjunto de personagens que pouco ou nada desenvolvem na trama, para além de estereotipadas, situações mais que demasiadas abordadas da maneira mais leve possível e o mais grave; um descomunal desbarato de um elenco de prestígio. 

 

 

Entende-se que o filme escrito por Billy Bob Thornton e Tom Epperson seja uma incursão trágico-cómica de muitas das questões sociais que marcaram os EUA em plenos finais dos anos 60, usando o acidente de Mansfield como um reflexo dessa sociedade decadente ligada ao passado e sem tolerância para os novos tempos que são gradualmente profetizados. Porém, de cómico, apenas o involuntário, as sequências de suposto intenso dramático que se revelam em "arrancadas" caricaturas novelescas. Ou seja, para o espectador é rir ou sentir-se embaraçoso ao ver inúmeros actores de renome a sujeitarem-se a papéis tão elementares e risíveis e o enredo que se arrasta numa colecção de lugares-comuns da ênfase drámatica.

 

 

 

Em suma: se ambicioso, Jayne Mansfield's Car é pleno, mas falta-lhe uma execução exacta da intriga e dos seus personagens para resultar. É triste ver Billy Bob Thornton a vender-se ao telefilme sem fundamento de ser, e ainda ao mais assistir tamanho desperdício de recursos. Um autêntico acidente cinematográfico!

 

Real.: Billy Bob Thornton / Int.: Billy Bob Thornton, Robert Duvall, John Hurt, Tippi Hedren, Kevin Bacon, Ray Stevenson, Robert Patrick, Frances O’Connor, Katherine LaNasa



3/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 10:15
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Harvey Weinstein expulso ...

Arnaud Desplechin com nov...

Arranca hoje o 22º Cine'E...

Seguimos de viagem com o ...

Falando com José Pedro Lo...

The Foreigner (2017)

TRAÇA apresenta segunda e...

Luc Besson tem novo proje...

Le Fils de Jean (2016)

Novos actores na sequela ...

últ. comentários
Boas biopics são os verdadeiros e honestos retrato...
Boa Tarde; enviei-lhe um email para o seu email. O...
Uma Jóia do Cinema. O Kubrick sempre foi muito sub...
Já tinha visto este trailer e antes de ver fiquei ...
O Nuno Lopes tem anunciado no Instagram e no Faceb...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO