Data
Título
Take
19.10.13

This is the End (2013)

 

Comédia disparatada como premonição do Fim!

 

Quando o Apocalipse Bíblico (O Julgamento Final) bate à porta de Los Angeles e sua Hollywood, um bando de actores egocêntricos tentam sobreviver de forma escandalosa na mansão de James Franco. Uma comédia escrita e realizada por Seth Rogen (sim o actor!) e Evan Goldberg, que faz uso das suas estrelas para culminar interpretações caricaturais e personalistas, This is the End assemelha-se a um filme feito por amigos para amigos, um buddie movie falsamente disfarçado, um caminho sem objectivo mas com trilhos traçados entre a obscenidade e o jubilo pessoal. Há pouco para ver aqui para além da disputa de egos, tudo centrado num tom de comédia ácida e demasiado gratuita. Sem um pingo de piada (excepto as sequências que envolvem um exorcismo à lá William Friedkin), This is the End é um puro desperdício de ideias (sim, o filme invoca algumas) e acima de tudo de recursos. Uma visão distorcida e ordinária (para além de imatura) do armagedão pelos olhos de actores ligados a alguns dos “atentados” que se auto-denominam de comédia norte-americana nos dias de hoje. Vale pelo cameo de Emma Watson.  

 

Real.: Seth Rogen, Evan Goldberg / Int.: James Franco, Jonah Hill, Seth Rogen, Jay Baruchel, Danny McBride, Craig Robinson, Michael Cera, Paul Rudd, Emma Watson, Jason Segel


Ver Outros

C7nema / «This is the End» (Isto é o Fim) por Hugo Gomes

3/10

 

Les Saveurs du Palais (2012)

 

Requinte sem sabor!

 

Les Saveurs du Palais é adaptado à história verídica de Danièle Delpeuch, uma cozinheira rural que é abordada por funcionários do governo francês que propõem esta trabalhar como "chef" privada do Presidente Francês, François Mitterrand. Uma proposta irrecusável que serve como margem para um filme biográfico, bem concretizado a nível de filmagens, mas ausente de qualquer "tempero" que o torne mais apelativo. Falta-lhe sobretudo uma ênfase dramática capaz de colocar a protagonista ou o enredo envolto fora da sua zona de conforto, infelizmente tal factor não acontece, o que aufere a Les Saveurs du Palais um certo sabor de "insípido" e sem alma. Um exemplar formatado e fiel aos códigos genéticos do subgénero como uma dona de casa em relação ao seu livro de culinária, a ausência de irreverência narrativa como o objectivo que não consegue de todo emanar, são "ingredientes" débeis perante o profissionalismo presente na produção. Christian Vincent (o realizador) até possuía elementos "saborosos" para concretizar algo mais que somente um semi-biografia modelar e rotineira. Mesmo que tecnicamente irrepreensível e um desempenho "suculento" de Catherine Frot como mimetização da figura de Danièle Delpeuch, Les Saveurs du Palais é o típico aperitivo leve que antecede o "prato principal", porém é esse o prato que falta nesta mesa.

 

Real.: Christian Vincent / Int.: Catherine Frot, Arthur Dupont, Jean d`Ormesson, Hippolyte Girardot, Jean-Marc Roulot


Ver Outros

C7nema / «Les Saveurs du Palais» (Haute Cuisine - Os Sabores do Palácio) por Hugo Gomes

 

5/10

 

Paranoia (2013)

 

Crise empresarial em formato Hollywood!

 

O que mais me revoltou em Paranoia, a adaptação cinematográfica do homónimo livro de Joseph Finder pelas mãos de Robert Luketic (Monster-in-Law, 21), é o seu potencial desperdiçado face a um formula sistemática de fácil agrado ao espectador. A matéria-prima focava em assuntos actuais, e alguns deles pertinentes no dias que decorrem, a espionagem empresarial e a violação da privacidade pelas novas tecnologias são os pedidos feitos, contudo Paranoia optou por seguir o puro espectáculo cinematográfico, transformando a sua astúcia num mero episódio das enésimas séries de acção que reinam as nossas televisões. Perseguições, tiroteios, um romance forçado e irrisório e todo um conjunto de elementos básicos do entretenimento hollywoodesco que transportam o lado mais pertinente e inteligente para segundo plano (muito por culpa do argumento de Barry Levy e Jason Deal Hall). Por outras palavras é transformar terreno propício de Martin Scorsese ou Hitchock em cinema inconsequente com um certo olhar às audiências ressacadas do Verão, sem quaisquer intenções mais profundas. Distorção completa do enredo, com dois actores "pesos-pesados" (Harrison Ford e Gary Oldman) que apesar dos esforços não conseguem evitar o eventual acidente. Porém o protagonismo foi cedido a um Liam Hemsworth (o irmão mais novo de Chris "Thor" Hemsworth) a comportar como vendeta e uma desaproveitada Amber Head a não causar qualquer relevância.

   

Real.: Robert Luketic / Int.: Liam Hemsworth, Gary Oldman, Amber Heard, Harrison Ford, Richard Dreyfuss, Andrew Dice Clay, Michael Stuhlbarg, Louis C.K.


Ver Outros

C7nema / «Paranoia» por Hugo Gomes

4/10

tags: , , ,

publicado por Hugo Gomes às 14:14
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Gustavo a 11 de Novembro de 2013 às 00:22
Não concordo contigo This is the end é uma grande comedia a meu ver, divertida e inteligente.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Trailer: Índice Médio de ...

O filme sobre Han Solo pe...

Ben Kingsley será Adolf E...

Gérard Courant presente n...

Morreu John G. Avildsen, ...

Trailer: Goodbye Christop...

FEST 2017: na busca por c...

Trailer: Happy Death Day,...

The World Change!

Realizadora arrependida d...

últ. comentários
Ben Kingsley é o Rei dos Sotaques, juntamente com ...
A resposta é Michael Keaton e Christian Bale. Desc...
Eu percebo que o Pátio das Cantigas foi uma coisa ...
Não se vêem muitos destes. Em anos que não se viu ...
Essa última frase foi simples mas genial.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO