Data
Título
Take
14.9.13

O bom terror reciclado!

 

James Wan anda nas bocas do Mundo, quase referenciado como um futuro mestre do género do terror, e verdade é que tenho que admitir que as suas andanças até nem têm sido más. A começar pela sua revelação em 2004, com o exercício de estilo que fora Saw (apenas prejudicado pelo o que se seguiu, as respectivas sequelas), passando por Dead Silence em 2007 (que por cá conheceu o lançamento directo em DVD) e o altamente promovido Insidious (2011), que conhecerá uma continuação dirigida pelo próprio ainda neste ano. Wan conseguiu recriar uma sólida carreira no género desde então, iniciando com assassinos em série até se concentrar em histórias de assombração "old school", o qual e à sua maneira tem revitalizado o subgénero. Com The Conjuring - A Evocação tais marcas são novamente implantadas, uma obra que goza por si o título de "o filme de terror mais assustador do ano", fama que advém do outro lado do Oceano Atlântico, talvez um pouco desproporcionado, mas confessa-se o seus trunfos.

 

 

Baseado na história do casal de investigadores do paranormal, Ed e Lorraine Warren, que estiveram por detrás das pesquisas à famosa de mansão de Amytiville (que também inspirou alguns filmes), The Conjuring acaba por ser, previsivelmente, um exagero ficcional em relação aos seus factos verídicos. Ao invés de recriar uma ligação ambígua entre os protagonistas e o espectador (existem teorias de que o casal de investigadores não eram mais do que apenas charlatães), James Wan prefere envergar no meio dos vastos clichés e lugares-comuns do género (aliás é só verificar a quantidade de referências a diferentes marcos do terror que se encontra presente aqui) para conduzir um bem gerido amontoado de sustos e de uma atmosfera conseguida e simbiótica para o acto, com auxilio da sonoplastia de Joseph Bishara (que já havia trabalhado com Wan em Insidious).

 

 

Apoiado por competentes desempenhos por parte dos seus actores, em especial menção Vera Farmiga e Lili Taylor (a redimir da "borrada" de The Haunting, sendo este o filme que o exemplar de Jan de Bont em 1999 nunca chegou a ser), The Conjuring serve como um prolongado tributo a um género que se pratica na sétima arte à mais de 100 anos, como tal apresentará uma estruturada reciclada, previsível e por vezes rebuscada. Defeitos, esses, ofuscados pelo excelente "embrulho técnico" que alicerça o ritmo e os atributos cénicos. Ou seja, nada de novo encontrarão aqui. Mesmo assim esta A Evocação garantirá feitos raros no cinema de terror norte-americano actual e para os mais impressionáveis eis o esperado medo no grande ecrã. Quanto aos fãs mais puritanos, temos o mais competente dos filmes de terror de estúdio dos últimos anos. Reciclável, mas válido. O regresso do old school! "Want to play a game of hide and clap?"

 

Filme visualizado no MoteLX 2013

 

Real.: James Wan / Int.: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Lili Taylor, Ron Livingston

 


 

6/10

publicado por Hugo Gomes às 04:09
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

The Snowman (2017)

Harvey Weinstein expulso ...

Arnaud Desplechin com nov...

Arranca hoje o 22º Cine'E...

Seguimos de viagem com o ...

Falando com José Pedro Lo...

The Foreigner (2017)

TRAÇA apresenta segunda e...

Luc Besson tem novo proje...

Le Fils de Jean (2016)

últ. comentários
Muito bom o teu blog, Hugo! Continua com o excelen...
Boas biopics são os verdadeiros e honestos retrato...
Boa Tarde; enviei-lhe um email para o seu email. O...
Uma Jóia do Cinema. O Kubrick sempre foi muito sub...
Já tinha visto este trailer e antes de ver fiquei ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO