Data
Título
Take
1.8.13

Família é prioridade!

 

A história verídica de Richard Kuklinski, um assassino a soldos ao serviço da Máfia que foi condenado em 1986 pela morte de mais de 100 pessoas, é por fim reproduzida e com dimensão na pele de Michael Shannon. O actor que recentemente tem recebido o "spotlight" do seu papel secundário no êxito Man of Steel de Zack Snyder, como um vilão de serviço mas com conteúdo, tem a oportunidade de transmitir alguma solidez numa personalidade, que em mãos erradas geraria facilmente um maniqueísta boneco unidimensional.

 

 

Por pouco o actor carregava o "filme às costas", mas o semi-desconhecido Ariel Vromen consegue recriar em The Iceman, um falso mob movie de contornos mais classicistas (pelos vistos estudou bem a lição), revogando por vezes o realismo estrutural e concentrando numa narrativa interessada na confrontação dramática do seu anti-herói. Ao invés de se apresentar como mais um das fitas ilustradoras ao crime organizado, sob um enorme leque de personagens e subtramas entre eles, Vromen concentra-se somente na batalha de um homem residido na outra face da lei em condicionar um vida propicia e feliz para os seus entes queridos. Pai exemplar, marido extremoso, Michael Shannon concretiza com todos os efeitos um personagem cativante e mesmo sob todas as adversões, carismático, o qual o espectador decerto irá torcer pelo seu triunfo. Ao invés de aborda-lo como um mortal criminoso, Ariel Vromen decide envergar pelo caminho mais intimo e pessoal.

 

 

O ritmo deste Um Homem de Família (titulo traduzido) é eficaz, traduzindo-se pela classe que intensifica gradualmente, e por vezes torna-se frenético. Quanto ao elenco secundário, sendo que por vezes temos a sensação de apenas funcionar como "alavanca" dramática para Shannon, comporta-se no geral de forma competente (com a "desaparecida" Winona Ryder a fazer das suas e sobressaindo casualmente). Em suma: The Iceman não é uma obra impar do cinema norte-americano recente, prejudicado pela sua esquemática narrativa que dissipa o potencial que a fita poderia obter. Mas é acima de tudo uma das melhores propostas para este Verão cinematográfico. Longe dos blockbusters, eis um filme cativante e servido com requinte por um actor de prestigio. Recomenda-se! 

 

Real.: Ariel Vromen / Int.: Michael Shannon, Winona Ryder, Chris Evans, Ray Liotta, David Schwimmer, Robert Davi, James Franco



 

Outros

C7nema / «The Iceman» (Um Homem de Família) por Hugo Gomes

 

7/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 17:19
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Lucky (2017)

Robery Pattinson está em ...

The Beguiled não chegará ...

Morreu João Ricardo

Poirot não descansa! Avan...

Ghost Dog terá sequela!

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO